Sobre a ABRAPSO    

A ABRAPSO é uma associação fundada em 1980 cujo objetivo fundamental é congregar pessoas que se interessam pelo desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil. Ela possui uma diretoria nacional e está dividida em oito regionais. Um dos aspectos que favorece o êxito da ABRAPSO, continuamente em renovação, é a realização dos seus Encontros Nacionais. Em 28 anos de existência, essa associação realizou 14 Encontros Nacionais (bienais) e, o último, realizado em 2007 no Rio de Janeiro, contou com 2.465 inscritos e uma enorme diversidade de trabalhos apresentados com intensos diálogos acerca dos conhecimentos que vem sendo construídos em todo o Brasil.

Sobre a Regional Norte-Nordeste

A Regional Norte-Nordeste da ABRAPSO é composta por 4 núcleos: Belém, Ceará, Maceió e Recife.
Na busca de fortalecimento dos campos de diálogos entre os Núcleos e as Regionais – assim como destes com as políticas públicas e movimentos sociais – a Regional Norte-Nordeste da ABRAPSO decidiu pela promoção de seu I Encontro Regional, que está sendo organizado pelo Núcleo Belém no ano de 2008.
Este Núcleo vem se estruturando desde 2001 e já realizou dois encontros de Psicologia Social, a saber:

  • “Jornada de Psicologia Social: cultura e sociabilidade contemporânea”, ocorrida em março de 2005.
  • “II Encontro de Psicologia Social da Amazônia: possibilidades de estudos e pesquisas”, ocorrido em abril de 2006.

O Encontro:

O tema Direitos Humanos? Inquietações e Desafios Contemporâneos demarca um movimento que se pretende "atento" e "crítico" em relação a uma sociedade repleta de sérias questões relacionadas à violação dos direitos humanos. O desafio se constitui em partilhar, discutir e propor outras formas de enfrentamento a alguns desses problemas vivenciados.

Este I Encontro pretende ser um espaço para expor trabalhos acadêmicos e científicos desenvolvidos nas regiões Norte e Nordeste do país e propiciar discussões acerca de modos de atuação no campo da Psicologia Social, assim como, ampliar as possibilidades de intervenção. Para isso, pretende-se reunir profissionais e estudantes não apenas da Psicologia, mas de outros campos científicos que articulem temáticas sócio-culturais nas suas estratégias de atuação. As discussões pretendem romper com rígidas fronteiras disciplinares, de modo a proporcionar articulações entre diferentes maneiras de abordar tais temáticas, instigando posicionamentos críticos e suas repercussões na construção de estratégias para a promoção e defesa dos direitos



I Encontro Regional Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Psicologia Social